Info Fresquinha

quinta-feira, 28 de junho de 2018

SICÁRIO: DIA DO SOLDADO (Sicario: Day of the Soldado, USA, 2018)

Lá em 2015 fui aos cinemas ver um filme de ação que não fazia ideia do que se tratava e me deparei com Sicário, filme tenso, cru, real, mortal, com final redondo, sem espaço para questionamentos. Em 2018, do naaaaada, um mês antes de estrear vi a notícia de um Sicario 2 - Dia do Soldado, e obviamente me empolguei, apesar de não ser algo necessário pra complementar nada. Temos aqui um filme novo, com os mesmos personagens, mas que não te obriga a ver o primeiro.  

Uma cidade americana sofre um atentado com homens bomba e uma equipe do governo parte para descobrir como se deu a entrada dos terroristas do país. Descobre-se que a entrada ocorreu pelo México através de um chefe de cartel, e agora? Como desmontar o esquema e punir o facilitador da entrada de imigrantes ilegais? Vamos criar uma guerra interna e enfraquecer todos os carteis, matando vários coelhos em apenas um golpe. É assim que funciona a lógica americana e é bem mostrado no filme que não poupa nada. Cria-se uma guerra sequestrando a filha do chefão do principal cartel. BAM, é golpe, ooops, é guerra!!! Liderados pelos já conhecidos Matt Graver e Alejandro, a equipe desenha todo um plano que obviamente tem algumas intercorrências.  

Com mesmo nível de ação, tensão e uma trilha sonora macabra, Sicario 2 é um ótimo filme, mas não se compara ao primeiro que foca mais nas críticas e nos problemas da fronteira mexicana. Dia do Soldado empaca na relação de Alejando com Isabel (a filha do chefe do cartel sequestrada) e deixa o clima mais ameno, mas não menos cru, com diálogos diretos criticando a forma do governo americano de “resolver” seus impasses. Cru, frio, direto, sem mimimi, Sicario 2 é uma bela surpresa num mês fraco de estreias, valendo muito a pena ser conferido. E aqui temos um pequeno gancho para um possível tercerto filme, que se vier ótimo, mas se não vier, ta tudo bem também. Benicio del Toro é um show de interpretação, sem mais!! Assistam porque vale como entretenimento e como crítica!!!