Info Fresquinha

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

A ORIGEM (Livro, Dan Brown, 2017)


E ele fez de novo!! Dan Brown é sem sombra de dúvidas um dos meus autores favoritos com os melhores livros de conspiração publicados. Eu que AMO uma boa conspiração sempre me deparo com soluções surreais e corajosas nos livros de Brown, me deixando boquiaberta e com inúmeras pulgas atrás da orelha. Confesso que o único livro que não li foi O Símbolo Perdido (ainda), mas todos os lidos foram devidamente devorados e com A Origem não foi diferente. Mais uma vez maravilhada e assombrada com as ideias apresentadas.


Em A Origem temos mais uma aventura do professor Robert Langdon que vai acompanhar uma nova descoberta do seu amigo e futurólogo Edmund Kirsch que promete abalar o mundo religioso com a resposta da pergunta que mais nos deixa curiosos: de onde viemos? E ainda com a promessa de responder outra melhor: para onde vamos? A apresentação de Kirsch é brutalmente interrompida e aí segue todo esquema de tentar esconder a tal revelação que irá mudar o mundo. Dan Brown sendo Dan Brown, maravilhoso e brilhante.

Seguindo a fórmula de conspiração, reviravoltas, Dan Brown não entrega algo mais do mesmo e faz algo extremamente atual e lindamente executado. Com 432 páginas, A Origem não dá espaço nem para respirar, contando com capítulos pequenos que fazem a leitura ser ainda mais gostosa e fluida. Confesso que num certo momento fiquei receosa como que seria a solução final, mas podem ficar tranquilos porque é tudo surpreendente, porém coerente e te deixa sem reação. Nas últimas páginas, de madrugada, eu já estava insanamente boquiaberta e pensando: “COMO AAAASSIM???”; “MEEEEU DEUS”; “ELE FEZ ISSO MESMOOO??” Enfim, li, aproveitei, recomendo e sigo com medo de certas coisas do futuro. Como disse a uma de nossas navegadoras: eu conheço a SkyNet!! Sem mais... 


terça-feira, 31 de julho de 2018

I Kill Giants (EUA, 2017)


Não sei se foi só aqui no Brasil que foi pouco trabalhada ou se a divulgação desse filme foi realmente péssima, mas I Kill Giants é daqueles filmes surpreendentes, de tocar fundo, de fazer refletir e até de suar os olhos. Ainda bem que tropecei neste longa durante as andanças pela internet. Espero fazer um pouco de justiça aqui.

Baseado em uma história em quadrinhos*, I Kill Giants nos apresenta Barbara e sua crucial missão de salvar o mundo dos terríveis gigantes. Em um piscar de olhos somos apresentados aos diversos tipos de gigantes, suas origens, suas fraquezas e nos vemos perdidos entre fantasia e realidade.

A história se alterna entre os dramas familiares de Barbara, sua relação com a nova psicóloga da escola e o terrível mal que se aproxima. Com elenco enxuto e cenários exuberantes, nada aqui passa despercebido e tudo se encaixa. E o confronto entre fantasia e realidade é feito com maestria!  Confesso que não conhecia nada desse diretor dinamarquês, Anders Walter, mas tá de parabéns! 

Como o roteiro é quase como aquela fileira de dominó, é melhor parar por aqui e deixar que você dê início se aventure com Barbara, mas antes vou deixar uma pergunta:

Será que o que acreditamos não é de fato real?


*Publicada pela Image Comics em 2008.