Info Fresquinha

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

O CASAMENTO DE ALI (Ali's Wedding, AUS, 2017)

“Uma história verdadeira. Infelizmente.”

Não sei se é só comigo mas meu Netflix tem sugerido muitas coisas "não convencionais" e me deparei com a sugestão de "O casamento de Ali", filme baseado em fatos reais que conta a história de um árabe. É isso mesmo??? Além das coisas japonesas e coreanas, agora também conteúdo árabe, gosto. Adoro assistir histórias diferentes de culturas não ocidentais. Novamente sem arrependimentos aqui, comédia romântica fofinha, com um pouco de drama, leve, suave de assistir que rende boas risadas das situações mais esdrúxulas envolvendo Ali. 

"Uma mentira começa na alma e viaja o mundo." e assim começa a odisseia de Ali, com uma vida baseada em mentiras, a primeira delas foi antes dele nascer quando amigos do seu pai se fingem de guardas para tira-lo da prisão, a segunda foi se mudar para o Irã e viver como se fossem moradores locais, o que obviamente não deu certo e a terceira e mais importante é a que fala o filme... Ali, filho mais velho do líder da mesquita, sem pressão aqui, necessita passar no vestibular para medicina, mas ao não atingir a pontuação necessária acaba mentindo que tirou um notão digno de Havard e todos comemoram como se não houvesse amanhã. Para sustentar a sua mentira, Ali começa a frequentar a faculdade sem estar matriculado e se aproxima da libanesa Dianne, que tirou a melhor nota do vestibular, mas por ser mulher não é valorizada (coisas de uma cultura que não entendo). Ali e Dianne iniciam um romance meio Romeu e Julieta, tentando achar brechas na lei. 

Mostrando um pouco da cultura árabe, O casamento de Ali é entretenimento para todos. Não é um roteiro maravilhoso, mas cumpre o que promete, com boas risadas, atuações cômicas e situações inimagináveis (para nós, ocidentais)... Romance lindinho, água com açucar baseado numa insana história real. Para assistir naquele dia em que está disposto a ver algo diferente do padrão, mas de língua inglesa (olha como facilitei para vocês!). O filme é estrelado por Osamah Sami, que interpreta Ali, ou seja, ele mesmo, o dono da história...  Sugestão inusitada que valeu muito a pena!!