Info Fresquinha

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE (Murder on the Orient Express, EUA, 2017)



O que falar de uma adaptação de uma das minhas autoras favoritas?! O que sentir?? No início a apreensão tomou conta do meu ser, afinal sabemos que adaptações são imprevisíveis. Conferido o trailer, ok, parece bom, porém o medo continuava... Ao ver o filme: MEU DEUS DO CÉU QUE PERFEIÇÃO!! Não tiraria uma frase do lugar, sendo Assassinato no Expresso do Oriente um das melhores adaptações que eu vi em muito tempo!! Leitora assídua, sendo iniciada  (há muito tempo e guaraná com rolha) com as obras da senhora Agatha Christie, finalmente pude ver um excelente filme baseado em um dos seus livros mais famosos. Assassinato no Expresso do Oriente é um espetáculo tanto visual quanto de roteiro valendo a pena ser visto no cinema, sem sombra de dúvidas!!


O filme inicia com o famoso detetive Hercule Poirot (até hoje, mesmo com o filme, não faço ideia de como se pronuncia este sobrenome) desvendando um crime pelas bandas da Arábia quando reencontra um velho amigo, administrador do luxuoso trem Expresso do Oriente que oferece uma cabine no trem lotado, após Poirot receber uma importante correspondência e dispensar seu transporte de retorno. Malas prontas, cabine arrumada, todos a bordo para a melhor viagem de sua vida... A bordo do trem Poirot conhece pessoas peculiares como Caroline Hubbard, viúva e aparente caça marido; o misterioso comerciante e mafioso Mr. Ratchett; o professor austríaco e preconceituoso Gerhard Hardman além de muitas figuras inusitadas. Estamos no caminho da viagem da vida, quando uma avalanche descarrila o trem no meio do nada e descobrimos que Mr. Ratchett está morto em sua cabine, vítima de múltiplas facadas. E agora?? Para tentar não passar pela burocracia de uma investigação formal, Bouc, o administrador do trem pede  ajuda a Hercule Poirot, que usa toda sua inteligência e observação única para chegar a solução desse crime hediondo.


Com um visual cru e frio o filme é tenso do início ao fim e os personagens aos poucos vão mostrando suas verdadeiras faces, sem pressa, mas também sem perder tempo, num ritmo constante e linear. Com muitas cenas filmadas de cima, com ângulos completamente incomuns, o filme mesmo sendo uma adaptação usa de vários recursos para ser criativo e o trem é um personagem a parte e bastante importante. Com um elenco estelar, contando com as presenças de Daisy Ridley, Penélope Cruz, Michelle Pfeiffer, Judi Dench, Willem Dafoe e muitos outros nomes de peso, Assassinato no Expresso do Oriente tem tudo para virar um clássico do cinema atual e abrir portas para outras adaptações do livros de Agatha Christie (OREMOS!!!!!!). Estrelado e dirigido por Kenneth Branagh, o filme é apenas sensacional, na falta de palavras que digam o que realmente achei. Digno de ver e rever para captar todos os detalhes. Vendo o filme bateu aquela vontade de reler todos os livros de Agatha Christie porque é aquele tipo de história que só acaba quando termina, livros que são para "devorar"... Excelente livro, excelente filme!! Assistam porque tem selo Christie/ Branagh de qualidade!! Para sair da sessão aplaudindo de pé!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário