Info Fresquinha

terça-feira, 21 de novembro de 2017

BONECO DE NEVE (Snowman, UK / USA / SWE, 2017)



Semana boa é semana cheia de estreias nos cinemas!!!! Depois de conferir A Vilã fomos convidadas para assistir Boneco de Neve, filme baseado no best seller norueguês de Jo NesbØ, mestre dos thrillers, sendo esse seu sétimo livro com o personagem Harry Hole, detetive da polícia de Oslo. Dessa vez sem ao menos conferir trailer, compareci a sessão só pelo fato de ter Michael "Magneto" Fassbender" no papel principal e me deparei com um excelente filme de suspense, frio, tenso, escuro, com uma história bem executada, só pecando com um clímax rápido demais, até preguiçoso depois de tantas tramas e tensões. O final não compromete todo o desenrolar da trama, mas deixa o espectador um tanto quanto frustrado, não pela falta de solução, mas por ser corrida demais. Boneco de Neve é um suspense clássico, daqueles mais lentos, sem cenas de ação ou lutas mirabolantes, prezando por uma história que se desenvolve de maneira brilhante, num ritmo constante. 

Harry Hole é um detetive que depois de muito sucesso em sua carreira, se tornou amargurado, frustrado em todos os departamentos de sua vida e, como na cidade de Oslo a incidência de crimes é baixa, acabou se entregando ao vício do álcool para fugir de sua realidade. Com o desaparecimento de uma mãe de família e a chegada de uma nova parceira, Harry se vê dentro uma série de crimes que já vinham acontecendo há muito tempo, em diversas cidades da Noruega. O criminoso deixa como assinatura
um boneco de neve bem tenebroso e cabe a Harry e a sua parceira Katrine, que tem um envolvimento pessoal com os crimes, descobrir a ligação e a motivação do serial killer que deixa uma trilha quase imperceptível.  

Boneco de Neve é cheio de "flashbacks" deixando o espectador menos atento um tanto quanto perdido, então vá com "tico e teco" ligados no 220v e não pisque, porque as nuances no filme são fundamentais. Com um ritmo lento e constante vamos descobrindo as frustrações de Harry, o envolvimento de Katrina com os crimes, a rede de intrigas com pessoas importantes.

Com algumas reviravoltas pelo roteiro, Boneco de Neve é um suspense exemplar, que em alguns momentos manipula, deixando o "bum" final bem imprevisível. Michael Fassbender como sempre atua com maestria, demonstrando angustia apenas com o olhar e movimentos do corpo. Confesso que gostaria de ter lido o livro antes de ver o filme, mas como nem sabia da existência (leitora relapsa), ficou esse vácuo na minha vida. Boneco de Neve é um thrillher que deixou um trauma: não quero, nunca na vida, ver um boneco desses, porque é a parte mais assustadora do filme. Suspense de ótima qualidade, como há muito tempo eu não via. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário