Info Fresquinha

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

AMERICAN GODS (American Gods, Série, Starz, 2017- )

Passado o "hype" e com muitos meses de atraso consegui finalizar a tão esperada série baseada no livro homônimo do também "hypado" Neil Gaiman (mundialmente conhecido por Sandman), American Gods. Confesso que não conheço muita coisa do Gaiman, mas amo de paixão Coraline que o colocou no meu hall de autores a prestar atenção.

Ao sair os teasers da série, corri para dar um jeito de ler o livro e pasmem: larguei na metade de tão chato que é!!!! Putz, minha Nossa Senhora do Tempo Perdido, que livro mais tedioso, que nada acontece, só estrada, cidades americanas, viagens, mais estrada, enfim, parei a viagem no meio e devolvi o livro. (graças a Buda eu não comprei).

Depois de largar o livro, fiquei tão decepcionada que não quis ver a série, para mim era só muito marketing, porém resolvi dar uma chance e descobri que eu estava mesmo certa. A série é  tão chata quanto o livro, a história não engrena, sendo um espetáculo visual vazio. Não me julguem, mas acho que aqui serei bem do contra, sendo uma das poucas pessoas que achou American Gods bem "meh"!!!



A história conta um pouco da vida de Shadow Moon (a única coisinha válida da série, o senhor Ricky Whittle), um vigarista e pequeno ladrão que conhece sua esposa Laura Moon num cassino, e após uma tentativa frustrada de roubo Shadow é preso, sendo solto três anos depois no dia da morte de Laura.

No caminho de volta para casa Shadow conhece Mr. Wednesday (o excelente Ian McShane), um cara misterioso que contrata Shadow com um tipo de guarda-costas enquanto ele vai recrutando pessoas para seu plano (que até o ultimo episódio não é mostrado). Em paralelo a Shadow e Mr. Wednesday somos apresentados a diversos personagens que não dizem a que vieram, seus objetivos ou suas motivações, ficando tudo muito solto, pior que tetris para encaixar.

Aos poucos e bem devagar, quase parando vamos descobrindo que a "batalha" é entre os deuses antigos e os novos deuses (mídia, internet, celular...), mas é tudo muito sutil e novamente digo, solto. Uma pincelada nas formas americanas de viver, baseada em armas, preconceito, machismo, mas nada que seja aquela coisa bem elaborada e chocante de ver... Como eu disse antes, bem "meh"!!!!

American Gods é uma série visualmente linda e perfeita. Cheia de efeitos que colocam muito filme blockbuster no chão, com uns slow motions de tirar o chapéu, mas uma série não pode ser só feita de efeitos e aqui a coisa emperra. É tudo tão lento e enrolado que se fosse um filme funcionaria muito mais. Eu que sou expert no quesito maratona, não consegui ver mais de dois episódios por vez de tão cansativa que é. O último episódio é o menos monótono,mostrando um pouquinho da batalha que viria/virá (a série já foi renovada para uma segunda temporada) e desvendando a verdadeira identidade de Mr. Wednesday.

A má noticia para os fãs é que os showrunners da série abandonaram o projeto por discordar do orçamento oferecido pela produtora. Eu sou até a favor de menos efeito e mais história, mas essa sou eu né?! Vamos ver o que o futuro guarda para American Gods. Infelizmente essa primeira temporada foi decepcionante e apesar de ter um "cliffhanger" muito bom, eu não fiquei nenhum pouco interessada em continuar a assistir... Em resumo, American Gods é MEH!!!!! Sorry kids, eu tentei, mas a química não rolou!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário