Info Fresquinha

sexta-feira, 18 de maio de 2018

EU NÃO SOU UM HOMEM FÁCIL (Je ne suis pas un homme facile, FRA, 2018)

Em uma noite do pijama na Nave, vimos o trailer de Eu não sou um homem fácil e decidimos não assistir por achar que se tratava de mais uma comédia boba, mais do mesmo, com homens e seus comportamentos machistas naturalizados. Ledo engano navegadoras, ledo engano. Em uma ressaca de séries sem tamanho, resolvi dar chance a um filme e este foi o escolhido da vez. Exatamente o oposto que achei, Eu não sou um homem fácil é uma crítica a sociedade machista e a objetificação das mulheres, bem como as diferenças gritantes em cargos e profissões, passando pelas roupas e a necessidade de se arrumar e ser "apresentável".

Damien é um típico homem, solteiro convicto, que usa e abusa dos "contatinhos" não se apegando a ninguém e que acha super natural assediar mulheres na rua, sendo algo que ele considera elogio. Mas como tudo que vai, volta, a vida dá um jeito de ensinar a Damien e após um acidente num poste, ele acorda num mundo invertido, onde as mulheres comandam, em altos cargos de CEO, usando as roupas que bem querem, largas e confortáveis, andam sem camisa na rua porque nunca são assediadas pelo "sexo frágil" masculino. No início Damien acha ótimo até se cansar de ser assediado, de ser "obrigado" a se depilar, de virar apenas mais um contatinho. Neste mundo os homens são os responsáveis pelo lar e as mulheres sãos as empresárias poderosas. 

Assim, não podemos generalizar e tal, maaaaaas o filme retrata bem as coisas que passamos e as diferenças existentes entre os gêneros nesse mundo de cá. Uma cena clássica é Damien quase sendo violentado por estar bêbado (típico não é mesmo???). Por ser uma comédia, não vamos esperar tanta profundidade ou drama, mas algo leve que cumpre seu papel de forma ácida e com louvor. Claaaaaaro que é um filme francês, que tem ótimos filmes no curriculo. O ideal seria uma sociedade equilibrada, mas que seria uma ótima lição pra muito "macho" por ai seria. O filme está disponivel na Netflix e está mais que recomendando para todos e todas, na verdade é filme obrigagtorio viu??! ASSISTAM uma sátira perfeita sobre a sociedade patriarcal já arcaica, mas que infelizmente ainda está em vigor. Cinema francês mais uma vez dando um tapa na nossa cara!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário