Info Fresquinha

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

A KID LIKE JAKE (A Kid Like Jake, EUA, 2018)

"...perguntou por que garotos não podem usar saias. Porque garotas podem usar calças."


Ainda sem nome em português e data de estreia pelas bandas de cá, achei A Kid Like Jake navegando aleatoriamente na net. Baseado na obra de Daniel Pearle e apresentado em janeiro no Festival de Sundance, o filme já está classificado como indie, ou seja, provavelmente nem chegue aos cinemas daqui, correndo risco de entrar direto na Netflix ou tv's por assinatura (sim, ainda existe este serviço). Filme de drama que trata de forma leve a questão de gênero que vem sendo bastante discutida hoje em dia, e me pegou pelo pé e abriu um pouco mais a minha cabeça... 



Jake é um garotinho de 04 anos que ama contos de fadas e ama se fantasiar de princesas e suas personagens favoritas são Cinderela e Aurora (A bela adormecida). Jake está saindo do Jardim de Infância e seus pais precisam achar uma nova escola, maior com mais crianças (que são naturalmente cruéis). Em busca de uma bolsa em escolas privadas, Alex, mãe de Jake, precisa escrever uma redação com as qualidades dele. Com pais bem compreensíveis, Jake nunca é podado na sua forma de ver o mundo, embora sofram com medo do que o garoto possa vir a enfrentar. Como lidar com nossa sociedade altamente preconceituosa, cheia de padrões onde as crianças não têm voz??  


 

Focado nos pais de Jake e a relação de ambos com ele e com o mundo, o filme não se aprofunda muito, mas faz pensar e faz bonito. A nossa sociedade dita liberal sabe ser bem cruel as vezes. Quando não sabe como lidar com o diferente, quando não compreende as diferenças, agride. Fiquei bastante pensativa ao final do filme em como seria estar nessa situação. Recomendo para TODOS independente de estilo de filme preferido.

Este longa é algo para ser visto, pensado, analisado e percebido como real. Com diálogos naturais, porém cheios de reflexão, A Kid Like Jake é filme OBRIGATÓRIO, tratando o tema gênero de forma suave, leve e descomplicado. Simplesmente lindo. AMEI, apenas!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário