Info Fresquinha

segunda-feira, 8 de julho de 2019

OLHOS QUE CONDENDAM (When They See Us, Minissérie, Netflix, 2019)

Domingo, nada para fazer, horas vasculhando algo para assistir,  me deparo com uma minissérie curtinha, boa para não passar semanas vendo a mesma coisa. Play? Ok... Ô arrependimento. Não por ser ruim, JAMAIS, mas por ter inventando de começar num fim de tarde e ter que terminar no mesmo dia!!! São apenas 4 episódios de mais de 1:10h de duração, mas não dão descanso e nem tempo de respirar. Crua, vil, dolorosa, real, Olhos que Condenam é série obrigatória!

A produção conta a história de cinco garotos negros do Harlem acusados de estuprar uma mulher branca no Central Park em NY. Acompanhamos a investigação e o julgamento dos adolescentes. É duro de ver a forma leviana, forçada e violenta como tudo ocorreu para que fatos, cronologia e acusados fossem encaixados num quebra-cabeça que faltava todos os pedaços. 

Baseada em fatos reais (o que é ainda mais revoltante), a série vem pra mostrar sem panos quentes como é o tratamento dado a negros na sociedade, e mesmo que o crime tenha ocorrido em 1989, encaramos a realidade que em 2019 pouca coisa mudou. 

Quatro episódios de dor, muita dor. O último, pra mim, é o mais cruel de todos porque quando você acha que vai melhorar, percebe que tudo pode ser pior e ainda pode piorar mais. Terminei a série de madrugada, em prantos e decepcionada com a raça humana que cada dia mais se mostra uma aberração.

Olhos que Condenam é um tapa na cara sem alívio e está todinha disponível na Netlix, que também disponibilizou uma entrevista com Oprah, os jovens atores que simplesmente dão um show e os rapazes injustamente acusados, mas não tive coragem ainda de ver.

Ao findar os 4 eps, demorei bastante para dormir, então fica a dica de assistir de dia porque é de surtar as mentes mais fortes e parar não é opção. Assista o quanto antes... Sem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário